Após saída do partido da base, Fufuca diz que segue despachando normalmente
Rede News

O ministro do Esporte, André Fufuca, segue despachando normalmente de seu gabinete, segundo nota da pasta divulgada nesta terça-feira (2).
A declaração acontece após o PP, partido de Fufuca, determinar que o ministro entregue seu cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num prazo de 30 dias. A medida também foi tomada pelo União Brasil. As siglas compõem uma federação, decidindo pelo desembarque do Executivo federal.
A decisão contempla ainda o ministro Celso Sabino, do Turismo. Os dois pretendiam permanecer nos cargos até abril.
"O ministro do Esporte, André Fufuca, cumpre rigorosamente a sua agenda institucional e segue despachando normalmente em seu gabinete, no Ministério do Esporte. E dá andamento ao que foi estabelecido pelo presidente Lula como prioridade para a pasta: transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão social que garanta a todos os brasileiros o acesso às práticas esportivas", disse o ministério.
O acordo prevê a permanência de dois ministros: Fred Siqueira (Comunicações) e Waldez Goes (Desenvolvimento Regional). Ambos são indicações do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).
Além deles, os partidos também querem manter as indicações em cargos de direção na Caixa Econômica Federal.
Em pronunciamento nesta terça, Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, destacou que todos os detentores de mandato vinculados à sigla "devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal".
"Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta federação em seus estados, haverá um afastamento em ato contínuo. Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no estatuto", completou.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, cobrou lealdade ao governo após a decisão da federação.
“Ninguém é obrigado a ficar no governo. Também não estamos pedindo para ninguém sair. Mas quem permanecer deve ter compromisso com o presidente Lula e com as pautas principais que este governo defende, como justiça tributária, a democracia, o estado de direito e nossa soberania”, afirmou Gleisi.
Comentários (0)