Especialistas alertam para o autocuidado no período de final de ano
RedeSat
Fim de ano é tempo de relaxar e se preparar para os próximos desafios. Mas como se desconectar diante de tantas tarefas, especialmente os preparativos de Natal? Especialistas recomendam atenção redobrada aos autocuidados, evitar o excesso de autocobrança e realizar atividades de lazer e descanso.
É o que a servidora pública Juliana Machado costuma fazer, mesmo com a rotina corrida, especialmente em dezembro. Nesta virada, por exemplo, ela planeja viajar com a família. Além disso, busca sempre que possível se distrair e ter momentos de diversão.
"Tenho buscado diminuir o desequilíbrio, talvez diminuir a diferença, né, diminuir os pesos. A leitura, que é um enorme prazer para mim, por exemplo, tem sido um refúgio. E como cabe em qualquer brecha no dia, qualquer minutinho dá para fazer, eu tenho aproveitado mais nesses últimos anos. Eu reduzi também muito meu tempo de redes sociais e eu tenho buscado opções de lazer em família que sejam coisas que eu curta também e não só minhas filhas ou marido", diz.
A psicóloga e ativista da saúde mental Daniela Bittar dá dicas para aproveitar esse período de recesso de uma forma mais saudável:
"Caminha sentindo seus pés no chão, pisa na grama, tira esse tempo para olhar para o céu, para fazer nada, para relaxar realmente. Diminua as cobranças internas. Para para sentir o seu corpo, para perceber como você viveu esse ano. Aí você pode fazer um balanço sobre como você se tratou: se você dormiu adequadamente, comeu, bebeu água, se você tem feito o básico para sua saúde física e mental", diz.
Daniela Bittar destaca ainda a dificuldade crescente que as pessoas têm em diminuir o ritmo:
"Nós temos muita dificuldade em parar, em desacelerar. Demora até a cabeça desligar. É sabido que nós precisamos de duas semanas para conseguir realmente desacelerar a mente. Nos primeiros dias a gente pode até desacelerar o corpo, mas o tempo inteiro a mente está ali querendo consumir algo, um conteúdo, uma história, fazer alguma coisa, descobrir outra coisa", diz.
Para a especialista, o segredo para uma virada equilibrada é manter o foco em si mesmo e, principalmente, ser o seu melhor amigo.
*Com produção de Luciene Cruz
Comentários (0)