cover
Tocando Agora:

Antena de testes da TV 3.0 é instalada na Torre de TV, em Brasília

Edição: Rafael Gasparotto / Beatriz Arcoverde

Antena de testes da TV 3.0 é instalada na Torre de TV, em Brasília
Rede News

A EBC, Empresa Brasil de Comunicação, da qual faz parte a Rádio Nacional, instalou nesta segunda-feira a antena de testes da TV do futuro em Brasília.

O dispositivo vai integrar a estação experimental na Torre de TV da capital e marca o avanço da TV 3.0, uma evolução da TV Digital que une a radiodifusão à internet.

Na prática, além da alta qualidade da imagem e do som de cinema, o telespectador vai poder navegar por aplicativos para acessar conteúdos sob demanda.

O conselheiro da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, Octavio Pieranti explicou que quem tiver internet poderá interagir com diversos conteúdos.

A estação-piloto pode ser utilizada por emissoras públicas e privadas, universidades, instituições de pesquisa e desenvolvedores de aplicativos de forma colaborativa.

Além do salto tecnológico, o projeto busca unir a comunicação brasileira para oferecer informação com rigor técnico e credibilidade.

O presidente da EBC, Andre Basbaum, destacou o papel estratégico dessa mudança:

"Você tem que olhar o jogo da comunicação hoje de uma forma mais ampla você tem aí as plataformas digitais que são estrangeiras. Então a comunicação brasileira precisa estar unida em todas as suas direções né? De todas as matizes possíveis pra enfrentar os desafios desse mundo de hoje né? Em que a desinformação está aí e que a gente precisa combater fake news então você tem um instrumento como esse que é a TV 3.0 ajuda demais, né? E a EBC eu acho que pode ser esse laço da formação com qualidade, com integridade, jornalismo, jornalismo, jornalismo, jornalismo."

O projeto prevê o desenvolvimento e a validação de tecnologias que ampliam as possibilidades da televisão aberta, como maior qualidade de áudio e vídeo, interatividade, mobilidade e novos serviços digitais.

A expectativa é que o sistema esteja operacional para a Copa do Mundo deste ano, segundo o conselheiro da Anatel, Octavio Pieranti.

Comentários (0)

Fale Conosco