cover
Tocando Agora:

Com 13,5ºC, SP tem a tarde mais fria de 2026 nesta quarta-feira

Tempo frio e chuvoso na região central de São Paulo. WILLIAN MOREIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO A cidade de São Paulo registrou 13,5°C na tarde desta quar...

Com 13,5ºC, SP tem a tarde mais fria de 2026 nesta quarta-feira
Com 13,5ºC, SP tem a tarde mais fria de 2026 nesta quarta-feira (Foto: Reprodução)

Tempo frio e chuvoso na região central de São Paulo. WILLIAN MOREIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO A cidade de São Paulo registrou 13,5°C na tarde desta quarta-feira (24), segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa que esta é a tarde mais fria de 2026 até o momento na capital paulista. Apesar da temperatura baixa, o meteorologista da Climatempo Cesar Soares faz uma distinção importante: o recorde, se confirmado, será da menor temperatura máxima do ano, e não necessariamente do dia mais frio de 2026. A referência para a menor máxima do ano até então, era do dia 22 de maio, quando a estação de Interlagos registrou 15°C. Inverno começa com frio intenso Segundo Cesar Soares, os próximos meses devem ser marcados por um início de inverno com temperaturas baixas. "A gente deve ter uma condição de um início de inverno com bastante frio. Mas não tem essa previsão de ser o mais rigoroso e molhado", afirma. Os especialistas afirmam que não há indicativos de que a estação será a mais fria ou a mais chuvosa dos últimos anos. A expectativa é de precipitações dentro da média histórica ou apenas levemente acima dela. "Inclusive, a previsão indica que a gente vai ter um início de inverno bastante frio mesmo. Mas a questão de chuva, uma chuva dentro da média, até levemente acima da média, ok. Mas não é uma condição molhada, não dá para falar isso, porque as médias do inverno são muito baixas." A previsão para a segunda metade do inverno, a partir da segunda quinzena de agosto, aponta uma mudança no padrão climático, com temperaturas mais elevadas e chuvas irregulares. "E a segunda metade do inverno, que deve começar a partir da segunda quinzena do mês de agosto, já promete ser mais quente do que o normal e com uma chuva bem irregular, devido aos efeitos mais diretos do fenômeno climático El Niño, que já está em vigor", explica.

Fale Conosco