27 de fevereiro de 2024 - 13:37

Cidades

17/11/2023 07:42

Após dias de calor recorde, Brasil tem alerta para tempestades; veja quando termômetros baixam nas capitais

Calor começa a amenizar no fim de semana e capitais podem ter queda de 10 graus nas temperaturas máximas.

Depois do pico da onda de calor na quinta-feira (16), boa parte do Brasil deve ter fortes chuvas nos próximos dias. Nesta quinta, o Inmet emitiu um alerta de "perigo potencial" para tempestades para sete estados e o Distrito Federal.

O alerta foi feito para São Paulo, Minas Gerais (no Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul), Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e o Distrito Federal .

De acordo com o Climatempo, os temporais devem seguir intensos no Sul e se espalhar para as demais regiões do país ao longo desta sexta-feira (17) e durante o fim de semana.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que já vinham registrando altos acumulados de chuvas nos últimos dias, estão sob aviso de "grande perigo" por conta das tempestades. Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu um alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos por causa dos temporais.

Estados com aviso de "perigo potencial" para tempestades. — Foto: INMET

Estados com aviso de "perigo potencial" para tempestades. — Foto: INMET

Segundo o meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, Bruno Bainy, o ar seco dos últimos dias contribuiu para a manutenção do tempo estável e fez com que as temperaturas disparassem.