Brasileiro está mais confiante e esperançoso para 2026, diz pesquisa Ao todo, 80% dos brasileiros acreditam que 2026 será um ano melhor
Edição: Roberta Lopes / Rafael Guimarães
O brasileiro está mais confiante e esperançoso para o ano de 2026. É o que mostra uma pesquisa da Ipsos, um dos principais institutos de pesquisa de mercado do mundo, que monitorou 30 países e revelou que o Brasil é uma das nações mais otimistas para o próximo ano.
Segundo o relatório “Predictions”, 80% dos brasileiros acreditam que 2026 será um ano melhor que o atual. Esse índice é bem maior que a média mundial, que ficou em 71%.
Quem lidera essa corrente positiva são as mulheres da geração Z: 90% delas estão confiantes no futuro. Na contramão, os homens mais velhos, da geração conhecida como Baby Boomer, são os mais cautelosos. Para quem não se lembra, fazem parte da geração Z as pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Já os Baby Boomers são os nascidos entre 1945 e 1960.
Economia
O otimismo também se reflete no bolso: 56% dos entrevistados no Brasil acreditam que terão mais dinheiro para gastar no ano que vem. Além disso, o país é um dos que menos teme uma recessão econômica.
A virada de ano traz ainda promessas de mudanças de hábito. Ao todo, 83% dos brasileiros querem fazer mais exercícios físicos.
Clima
Mesmo com o clima de otimismo, o alerta fica para a questão climática. Assim como o restante do mundo, quase 70% dos brasileiros temem o aumento de eventos climáticos extremos. A inteligência artificial também divide opiniões: 61% temem a perda de empregos, contra 50% que enxergam nas novas ferramentas oportunidades.
Para o CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, embora existam preocupações com relação à segurança e à tecnologia, o sentimento geral é de recuperação e entusiasmo, superando muito o pessimismo vivido nos anos de pandemia.
A pesquisa ouviu 23.642 adultos, entre outubro e novembro de 2025, via plataforma Global Advisor. No Brasil, a amostra foi de aproximadamente mil indivíduos.
Comentários (0)