20 de junho de 2024 - 16:40

Policial

03/06/2024 06:57

Politec vai qualificar 57 servidores para atuar em Sinop, Lucas, Guarantã e mais 9 cidades

A Perícia Oficial e Identificação Técnica inicia, amanhã, às 14h, o curso de formação técnico profissional de 57 servidores de carreira empossados pelo Estado. Foram convocados para a formação peritos oficiais criminais, peritos oficiais médico legistas, papiloscopistas e técnicos em necropsia. A aula inaugural será realizada no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE) e o treinamento tem a finalidade de preparar os novos servidores para atuarem, conforme atribuições de cada cargo e legislações pertinentes, abordando temas referentes ao conhecimento da visão organizacional, missão e perfil da instituição.

Os servidores serão lotados em Sinop, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Confresa, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Juína, Água Boa, Rondonópolis e Primavera do Leste. A formação profissional acontecerá nas dependências da academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol) e unidades metropolitanas da Politec, com duração de 180 horas para o cargo de papiloscopista, 180 horas para técnicos em necropsia, 180 horas para perito oficial médico legista e 416 horas para perito oficial criminal. Durante o período, serão ministrados conteúdos por servidores de carreira da Politec e de demais forças de segurança visando o desenvolvimento profissional e a formação técnico-científica dos participantes.

Conforme a coordenadora de formação profissional da Politec, Alessandra Paiva Puertas, o curso foi formatado com o objetivo de capacitar e orientar os novos servidores no que tange à prestação do serviço público. “Aborda inicialmente questões em relação às Legislações, direitos e deveres dos servidores públicos, funcionamento da Politec, softwares e portais de uso do servidor, ética pública e outros. Em seguida aborda as questões técnicas específicas das carreiras fornecendo subsídios para a realização dos serviços com eficiência e eficácia”, destacou.

A convocação dos servidores para a capacitação inicial, bem como regimento interno e o cronograma de realização do curso, foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira. Os servidores das carreiras de papiloscopistas e técnicos em necropsia faziam parte do cadastro de reserva do concurso realizado em 2017, e os peritos oficiais criminais e médico legistas, do concurso realizado em 2022. Eles foram nomeados nos dias 18, 24 e 29 de abril e 23 de maio.