15 de abril de 2024 - 06:07

Politica

18/02/2024 10:29

Esta é a viagem mais importante que já fiz, afirma Lula ao encerrar visita à África

Presidente passou pelo Egito e Etiópia, onde participou da abertura da 37ª Cúpula da União Africana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a viagem que fez à África é a mais importante já realizada por ele. "Essa Continua sendo uma realização extremamente importante porque eu pude falar com quase a totalidade dos países africanos que eu nunca fiz. Se eu tivesse que visitar cada país seriam 54 viagens, o que seria impossível fazer até o final do mandato", afirmou durante entrevista coletiva em Adis Abeba, capital da Etiópia, na manhã deste domingo (18/2). Neste sábado (17/2), Lula participou da abertura da abertura da 37ª Cúpula da União Africana. 

Segundo o presidente, a América do Sul e a África serão as regiões promissoras da nova economia global, focada na agricultura de baixo carbono e na transição energética e ressaltou a disposição do Brasil em cooperar com o continente. "Queremos devolver ao continente africano e forma de assistência, de possibilidade de desenvolvimento, o que eles nos deram em força de trabalho durante 350 anos".

Lula lembrou que a maior balança comercial brasileira com países da África é com o Egito, mas que chega a apenas US$ 2,8 bilhões e que é preciso aumentar essa cifra. Ele ressaltou, também, que ao assumir a presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, o Brasil quer discutir o papel de instituições financeiras internacionais, como Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, no financiamento dos países em desenvolvimento. Lula defendeu que a dívida de cerca de US$ 800 bilhões dos países africanos com instituições internacionais sejam transformadas em algum investimento que beneficie a população local. 

Lula retorna ao Brasil neste domingo. Antes de passar pela Etiópia, o presidente Lula esteve no Egito.